segunda-feira, 19 de julho de 2010

Alguém conhece Lubitsch?

"Henry Van Cleve (Don Ameche), um ex-playboy já maduro, morreu e foi para o inferno. Mas o chefão das trevas, Sua Excelência (Laird Cregar), não está convencido que Van Cleve veio para o lugar certo. Henry começa a contar a história de sua vida, desde seus primeiros arroubos de paixão por uma governanta francesa até quando cortejou e ganhou o coração de sua bela esposa Martha (Gene Tierney). No entanto, apesar de profundamente apaixonado, ele nunca conseguiu ser totalmente fiel e está convencido que merece uma vida de castigos eternos no inferno.

À medida que conta sua história, e uma vida de amor preenche a tela, fica a cargo de Sua Excelência dar a sentença final a Henry. Ricamente ambientado no mundo da alta sociedade da virada do século XX, o tema atemporal do amor versus o desejo é tratado com inteligência, bom gosto e sofisticação. Dirigido por Ernst Lubitsch e abrilhantado por fantásticas interpretações coadjuvantes, este romance clássico foi indicado ao Oscar nas categorias de melhor filme e de melhor diretor em 1943".

Essa é a sinopse de "O diabo disse não" (Heaven Can Wait, EUA, 1943), de Ernst Lubitsch, retirada do site 2001 Vídeo (http://www.2001video.com.br).

Se alguém achar uma cópia por aí, em locadoras ou na internet, por favor, me avise. Devo ter ainda uma fita VHS que gravei quando o filme passou na Globo há alguns anos. Por suposto, deve estar em péssima condição de uso e, ademais, meu vídeo já está na iminência do ocaso.

Imagino que hoje poucos conheçam Lubitsch. Todavia, é muito provável que tenham assistido "Mensagem para você", adaptação de Nora Ephron para o clássico "A loja da casa da esquina" ("The Shop Around the Corner"), obra-prima do diretor alemão. Aluguei o filme numa Blockbuster, antes da parceria da locadora com as Americanas Express. Depois de algum tempo, deu-me um estalo: em meio a tantas fitas antigas e renovação do acervo, era bem possível que o filme estivesse em alguma estante, perdido, abandonado. Urgia que eu o alugasse novamente para, talvez, fazer uma cópia e deixá-la à disposição para quando desejasse vê-la. Corri para a locadora e solicitei que fizessem a pesquisa no catálogo.

- Não temos esse filme.

Não me contentei com a resposta e perguntei:

- Você tem certeza?

- Sim. Não temos e nunca tivemos esse filme.

Solicitei que fizesse a busca pelo diretor.

- Lu, o quê? – perguntou o atendente

Soletrei:

- L-U-B-I-T-S-C-H.

- Não temos. Esse filme nunca passou por aqui.

Resignado, agradeci, virei as costas e fui embora.

Até hoje procuro pelos dois títulos. Também procuro por alguém que conheça Lubitsch.

3 comentários:

Marcelo Figueiredo disse...

Barbato, encontrei os originais dos títulos que deseja, assim poderá copiá-los.

Antonio Ozaí da Silva disse...

Roberto,

obrigado.
Encontrei na net. Eis o link: http://www.makingoff.org/forum/index.php?showtopic=20905

Abraços e tudo de bom,

Anônimo disse...

Pito,

vá assistir avatar!