domingo, 10 de abril de 2022

Carva e a política

CARVA E A POLÍTICA

             Carva era pretensioso demais para ficar com a malhas da política regional. Prefeitos e vereadores eram alvo de suas investidas na política. Mas ele queria galgar posições mais altas, desejava produtos mais rentáveis. Por um concurso de circunstâncias, conheceu o Senador José Décio, o grande articulador da conquista da presidência da República. José Décio era uma mente diabólica. Seu planejamento era aparelhar o Estado e manter, por anos, a hegemonia política de seu partido. Para isso, é claro, tinha de fazer conchavos e maracutaias.

            A primeira dessas maracutaias se deu justamente com o Gênova. O italiano decidiu bancar a campanha política do Senador e, de quebra, ainda escorregou uma bolada para os membros do partido. Em troca disso, o óbvio: o esquema que alimentou a corrupção republicana nos últimos anos voltou à tona. Ou seja, a empreiteira do Gênova ganhava, sem esforço, as mais importantes licitações de obras públicas Brasil afora. Todo mundo se dava bem: a empreiteira lucrava, José Décio e seu partido ganhavam um bom dinheiro e se mantinham dentro da máquina estatal. Por fim, o Carva, além de prestígio, ganhava uma porcentagem de cada certame fraudado.

            Quando conheceu o governador do nosso Estado, Carva deu um jeito de inseri-lo na jogada. Com um jantar simples, tramado nas conjuras da política estadual, conseguiu fazê-lo se filiar ao partido do José Décio. Depois, apresentou-o ao Gênova. Resumindo a ópera, Gênova, José Décio e o governador tinham o domínio da maior parte das obras públicas estaduais e federais.

            Carva estava tranquilo e não tinha ideia da vingança tramada pelo Léo. Tudo era questão de tempo.  

Nenhum comentário: