Em dezembro passado, William Lial – um craque da nossa literatura – promoveu em seu blog uma "blogagem coletiva". A idéia era simples: os convidados deveriam escrever sobre o melhor livro que leram no ano passado.
Pensei em dar continuidade à idéia do Lial (nem pedi autorização a ele!). Contudo, o mote da blogagem coletiva que proponho é "o último livro brasileiro que li". Quem tiver blog e gostar de escrever, poderá fazer comentários sobre o último livro que leu, desde que seu autor seja nacional. Romance, contos, poesia, ensaio, etc.... valem todos os gêneros.
A dinâmica que proponho é a seguinte: cada interessado deverá publicar em seu blog no dia 23/07 (Sexta-feira), os comentários sobre o livro escolhido. Não se trata de nenhuma resenha, nada que seja rigoroso e tampouco que contenha ares de academicismo. O objetivo é falar, de modo descompromissado, sobre o livro escolhido. É claro que, sendo possível, as informações bibliográficas da obra devem abrir a redação (autor, título, cidade de publicação, editora, ano de publicação e número de páginas).
Depois que as postagens tiverem sido feitas em seus blogs, os autores que quiserem participar da blogagem coletiva poderão me encaminhar o link correspondente. Farei a relação dos textos, autores e links aqui no Lápis Impreciso. Os participantes também podem colocar o link em seus blogs.
Imagino que possamos tomar conhecimento de obras que ainda não conhecemos. E o debate sobre elas será sempre bem-vindo!
Todos estão convidados! Manifestem-se nos comentários desse post!
3 comentários:
Boa iniciativa, Roberto, e obrigado pela parte que me toca, rs. Conte comigo, vou elaborar uma resenha para apresentar no dia proposto.
Um grande abraço e obrigado pelo convite!
Preguiça...
Roberto,
ótima idéia... me fez perceber que as minhas leituras têm sido focadas em autores internacionais... talvez o meu pensamento esteja "colonizado", o fato é que pouco li os autores nacionais, embora em seja um leitor assíduo... nem recordo qual o último livro de autor nacional lido...
Portanto, não vou poder contribuir, mas lerei as contribuições... espero que sejam várias.
muito obrigado.
abraços e tudo de bom,
Postar um comentário