domingo, 19 de setembro de 2010

Cagaram no Arco-Íris

Com essa história de baixar músicas da internet, nunca sabemos, ao certo, o que estamos adquirindo. Por várias vezes, ao encontrar um título, fiquei animadíssimo. Contudo, depois de baixado o arquivo, percebi que a música pretendida era outra.

Também acontece de adquirir uma canção como se ela fosse interpretada por alguém que nem sequer a cantou. Quando se trata de música instrumental, a coisa é ainda mais complicada.

Foi o que me aconteceu recentemente. Encontrei na rede Somewhere Over the Rainbow, clássico interpretado por vários ícones da música norte-americana, entre eles Ray Charles. Baixei o arquivo porque notei que a interpretação era do Deep Purple. Isso, em si, já era motivo suficiente para aguçar minha curiosidade.

Ouvi a música e fiquei embasbacado. É belíssima a interpretação na guitarra, com agudos e escalas comedidas. Fiquei imaginando Ritchie Blackmore tocando aquela obra-prima com seu inegável virtuosismo. A curiosidade foi, contudo, além da audição da música. Busquei na rede informações sobre a gravação. Se Deep Purple gravou aquilo, deveria haver referência em um de seus discos....

Qual não foi minha surpresa ao notar que vários guitarristas gravaram o clássico? O time é feito só de craques. Se não me engano, estão entre eles Jeff Beck, Jimi Hendrix, Steve Vai, Yngwie Malmsteen, Ritchie Blackmore e Eric Clapton.

Repentinamente, descobri que a versão por mim baixada não era do Deep Purple e tampouco desses guitarristas mencionados. Era do Joe Satriani, cujas mãos flutuam sobre as cordas da guitarra como se fizesse mágica.

Bastante animado, enviei a música para meu pai com uma frase lacônica: "Ouça isso". Por conhecer tantas interpretações, supunha que fosse achar original o arranjo do Satriani e sua banda. Esqueci-me, entretanto, que ele não aprecia virtuosismos.

A resposta, bastante jocosa, não se fez esperar:

- Estridente demais. Para mim, esse conjuntinho cagou no arco-íris.

3 comentários:

Pedrinho RENZI disse...

CAGARAM...
ROBERTO/pito!

alem destes incovenientes...gostaria de conhecer a sua posição e ou jurisprudencia sobre DIREITOS AUTORAIS NA ERA DIGITAL...OU O LIVRO DIGITAL..??
tem lido sobre?? o que iremos ter pela frente...?

Christiana disse...

hahahahahahah ADOREI!!!!!!!! bem a cra do Lilo! Beijos

Antonio Ozaí da Silva disse...

Roberto,

muito bom.
Talvez seu pai tenha razão rsrsrs

abraços e tudo de bom,