terça-feira, 31 de outubro de 2023

Lucio Rangel e a Bossa Nova

Lucio Rangel e a Bossa Nova – Roberto Barbato Jr

É conhecida a história do encontro de Tom Jobim com Vinícius de Moraes. Tom já relatou, por várias vezes, que Lucio Rangel o apresentou para o então diplomata. Naquela época, o maestro andava com uma pasta cheia de arranjos, “competindo com o aluguel”, segundo suas palavras.

Rangel promoveu o encontro no bar Villarino (hoje, Casa Villarino Bar). Sabia que Vinícius procurava por alguém capaz de musicar Orfeu da Conceição. Depois da recusa de Vadico, recém-chegado ao Brasil para tratar de sua saúde, Rangel logo imaginou que o jovem arranjador poderia assumir aquele desafio.

Incauto, Tom perguntou: “escuta, tem um dinheirinho nisso?”. De chofre, fora repreendido por Rangel: “Tom Jobim, esse aí é o poeta Vinícius de Moraes!”. A reprimenda denota a reverência que o jovem Jobim deveria prestar ao poetinha.

A peça teve estreia em 25/12/1956, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Com cenários de Oscar Niemayer, foi interpretada pelos atores negros Abdias Nascimento Ruth de Sousa, Haroldo Costa e Ademar Pereira da Silva.

Em menos de dois anos, Elizeth Cardoso gravaria o álbum Canção do Amor Demais, com músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Nele, a música Chega de Saudade foi interpretada pela Divina, acompanhada pelo revolucionário violão de João Gilberto. Iniciava-se ali a Bossa Nova.

Hoje, parece não haver dúvida de que o encontro promovido por Lucio Rangel foi fundamental para o surgimento da Bossa Nova.

Em tempo: Lúcio do Nascimento Rangel (1914/1979) foi produtor musical, cronista e jornalista. Dirigiu a Revista Música Popular, editada entre 1954 e 1956. É autor de Samba, jazz e outras notas (Editora Agir) e Sambistas e Chorões (Editora Francisco Alves).

#musicadetodosostons

 

Nenhum comentário: